sexta-feira, 17 de abril de 2009

Catalepsia


Em nossos sonhos costumamos fazer tudo o que nos passa pela cabeça sendo ou não algo surpeendente, que não podemos ou não temos coragem de fazer na vida real. Em alguns sonhos não compreendo como minha mente pode ter ido tão longe , já quebrei muita coluna nas vezes que pulei, como também já acordei antes de cair no chão, e já sonhei com coisas tão maravilhosas que quando acordo o faço até xingando, e sonhar que estamos voando? É magnífico. Enfim, nossa imaginação é que manda.
O bom dos sonhos é que, mesmo se você estiver prestes a esborrachar-se todo, por mais que tente você não se mexerá na cama.
Tudo isto é possível porque nosso cérebro tem, digamos, uma configuração que faz com que nossos movimentos sejam todos suspensos enquanto dormimos, isto é, ficamos temporariamente paralisados. Esse efeito é conhecido como paralisia do sono ou catalepsia projetiva, e naturalmente todos nós temos.
Todavia, nem sempre essa tal paralisia funciona comigo. No entanto, felizmente, quando eu realmente preciso, ela funciona. Já pensou se eu sonhassse estar matando alguém e por não conseguir controlar meus movimentos mato quem esta do meu lado? Observando deste ponto de vista, acho que eu deveria agradecer agora mesmo por essa paralisia existir. Mas não vou! Conheço várias outras pessoas que possuem essa faculdade, e existem tantas falhas orgânicas em nós que nem é novidade a paralisia do sono funcionar demasiadamente.
Naturalmente, a paralisia do sono cessa assim que acordamos, portanto, muitas pessoas sequer sabem da existência desse efeito. Eu também não sabia até acordar impressionantemente paralisado. Quando digo paralisado, leia-se paralisado ao extremo, feito estátua.
Imagine-se incapaz de mexer qualquer membro. É desesperador, meu caro. Você tenta abrir a boca,você tenta pedir ajuda, e não consegue falar; e dói a garganta ao tentar. Pelo menos foi assim que fiquei. Você tenta abrir os olhos e não consegue, suas pálpebras pesam, seus braços não se movem, parece que você foi picado por uma presa gigante que quer devorá-lo a qualquer custo saboreando cada naco do seu corpo, sei me controlar em horas de desespero, mas nessas horas fico em pânico. Não consigo me acalmar. A última que aconteceu me deixou tanto tempo no sofá pedindo socorro telepaticamente, que decidi arduamente descobrir porque isso ocorre. Descobri que isto ocorreu porque eu, muito apressada e inquieta, retomei a consciência antes que meu cérebro saísse do modo “pausa”, e o que é pior, isto acontece geralmente enquanto você está em um pesadelo, nunca aconteceu quando por exemplo estou sonhando com quem eu quero.
Todavia, pesadelo é fichinha. Pior mesmo é saber que algumas pessoas acreditam que essa parada é espírita. Sério, preciso agradecer imediatamente por este não ser meu caso, senão estaria internada num manicômio qualquer a uma hora dessas, vi uma vez uma meleca gigante transparente, parecendo gelatina em formato humano querendo me matar, não gosto nem de lembrar, quase me intitularam a Émily Rose da família Leite. Fica mais fácil perceber porque isso ocorre com mais frequência quando estamos fadigados, excessivamente cansados, já dormimos em estado de alerta por causa do cansaço, e o cérebro desperta antes do nosso físico. A única coisa que me deixa realmente aliviada nessa história toda é saber que essa tal Catalepsia Projetiva não é algo tão grave, embora dê um medo do caramba. Mas pior seria se eu tivesse Catalepsia patológica, né? — aquela doença em que a pessoa fica em um estado que parece estar morta, inclusive, acordando muitas vezes enquanto é velada, se bem que se isso acontecesse comigo teria a chance de empregar uma peça em todos que estivessem em meu velório chorando, acho que seriam duas, três pessoas no máximo, por causa das divídas que não tive tempo de pagar.Bom, digo isto porque se me recuperasse poderia me levantar no meio do velório e ver gente viva cair dura! Brincadeiras a parte é melhor eu agradecer por ter a projetiva e não a patológica.

Detestaria acordar no escuro e arranhar a tampa do caixão com as unhas que não tenho.

2 comentários:

  1. fiquei com medo agora...rsrs

    não deve ser uma sensação boa mesmo não.

    ResponderExcluir
  2. Cara,

    Isso acontece comigo. Aconteceu ontem e foi tão ruim que resolvi pesquisar o que era. Dormi ontem de tarde, mas nem estava tão cansado assim. O problema é que eu acordei, sem conseguir me mexer, com congestão nasal. Eu não conseguia respirar. Já aconteceu também de eu ter a impressão de que as minhas pernas estavam sendo puxadas para cima. não por alguém, mas como se fosse uma força, tipo magnetismo. Já fazia tempo que não tinha isso mas ontem eu realmente fiquei preocupado. Algumas vezes também eu acordei nesse estado e consegui me mexer em seguida e não demorou muito eu fiquei paralisado de novo na cama. Eu sempre tento "mentalizar" minhas forças na minha mão, porque quando eu consigo mexer meus dedos eu desperto por inteiro.

    Abs! Fabio

    ResponderExcluir

expressem-se!!